31 de ago. de 2009

Luz para Todos beneficiará 1,5 milhão de baianos até 2008


O Programa Luz para Todos destina-se ao atendimento da população residente no meio rural, com prioridade para as cidades com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) inferior à média do Estado e localidades com atendimento energético inferior a 85%. A Bahia é o estado que possui a maior população rural do país.

Em Boa Nova o Programa tem chegado a povoados onde o povo não tinha esperança que um dia fosse beneficiado com a instalação de energia elétrica.

E existe uma serie de comunidades rurais que vivem a espera da energia a exemplo de comunidades com Gigante, Gameleira, Quixaba, Santa Luzia e outros povoados importantes para o município.

Os interessados deverão se dirigir a uma Agência da Coelba para fazer o seu pedido de instalação. Esta solicitação será cadastrada e analisada pelo Comitê Gestor Estadual de Universalização e atendida de acordo com as prioridades estabelecidas no manual de operacionalização do Luz Para Todos.

Maiores informações entre no site http://www.coelba.com.br/ ou procure o comitê gestor do Programa Energia Para Todos.


Álvaro Pinheiro dos Santos
alvaro@seinfra.ba.gov.br71-3115-8501/8555

O Edil Eronildes Meira, parabeniza trabalho da FACE


CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE BOA NOVA-BA APROVA MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES PARA A FACE NO SUDOESTE DA BAHIA.

Em Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Boa Nova em 04 de Março de 2009, foi apresentada o projeto de "Moção de Congratulações nº 001/2009" de autoria Edilícia do Sr. Eronildes Machado Meira, manifestando o reconhecimento do Legislativo pelo relevante trabalho desempenhado pela FACE-Faculdade de Ciências Educacionais no municipio de Boa Nova no Sudoeste da Bahia.


É a FACE-IESTE, sendo reconhecida pela sua qualidade e compromisso Social com as cidades a qual está inserida.


MARCELO NILO PODE SER VICE DE WAGNER.




Crescem os rumores no meio político de que o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Marcelo Nilo (sem partido), deve se filiar ao PDT, de Alexandre Brust, e com isso ganha a credencial para ser candidato a vice-governador na chapa de Jaques Wagner.



Nilo levaria consigo alguns deputados que aderiram ao projeto governista, mas não encontraram guarida em seus partidos. Pelo que se comenta, o acordo carimbaria o passaporte da deputada Lídice da Mata (PSB) para a coligação petista. Ela disputaria uma das duas vagas ao Senado. A outra vaga em aberto enche de água na boca os demais partidos da base. Entretanto, essas são meras especulações. O certo é que existem três vagas na chapa majoritária do PT. Apenas uma já está definida. A de Jaques Wagner, que vai em busca da reeleição

30 de ago. de 2009

Mosaico de Amigos


Recomendação de leitura em sites

Recomendo a todos a leitura diária dos sites de noticias abaixo relacionados, pois transmitem noticias confiáveis e com credibilidade, são blog e site de confiança de jornalista conhecidos no Brasil e no mundo.

http://www.interiordabahia.com.br/

www.noticiasdeipiau.com.br

http://www.samuelcelestino.com.br/

http://www.ipiaunoticias.com.br/

http://www.ibirataianoticias.com.br/

http://www.gicult.com.br/

http://www.portalpocoes.com.br/

http://www.wilsonnovaes.com.br/

http://www.souzanadrade.com.br/

http://www.sandroregis.com.br/

http://www.politicalivre.com.br/

http://www.tribunadabahia.com.br/

José Novaes Lança blog Boa Nova Online

Boa Nova - ONLINE.

Tendo em vista a necessidade de um canal de informações que permitisse a divulgação do que acontece em Boa Nova e região, criei um Blog Pessoal que tem como slogan Boa Nova – Online.

Este canal permite levar ao conhecimento de toda a comunidade brasileira informações sobre o nosso município e região e é com grande alegria que lanço o mesmo na NET.

Sendo assim convido a todos para visitar o mesmo e comentar as noticias que ali estão sendo publicadas.

E no caso de sugestões as mesmas devem ser encaminhadas para o meu e – mail pessoal.

O blog será atualizando de 10 em 10 horas para atender a demanda.

Visite o blog clicando no link abaixo:
http://www.josenovaesbn.blogspot.com/

um grande abraço,

Manoel José Novaes Reis

Senador é eleito padrinho dos vereadores do Brasil


O senador César Borges (PR-BA) foi declarado padrinho dos 56 mil vereadores e 7.343 suplentes de todo o país, em evento realizado ontem (27), em Porto Seguro, durante o VI Encontro Norte-Nordeste de Vereadores, no centro de convenções do Náutico Praia Hotel. A homenagem foi prestada pela União dos Vereadores do Brasil - seção Bahia (UVB-Bahia), graças ao apoio que César Borges tem dado ao fortalecimento das câmaras municipais. Ele foi o relator, no Senado, da chamada PEC dos Vereadores.


Oficialmente, César Borges foi escolhido “Amigo do Legislativo Municipal Brasileiro”. O título será entregue em sessão solene na Assembléia Legislativa do Estado da Bahia no dia 1º de outubro deste ano. O presidente da UVB Bahia, Vasco Queiroz, explicou que a homenagem é um reconhecimento à luta que César Borges empreendeu para fortalecer a representação popular através da PEC dos Vereadores. “Em muitos municípios o vereador é apenas mais um secretário do prefeito, não tendo a real dimensão de sua importância e sua força política”, complementou.


Por coincidência, foi aprovada ontem pela comissão especial da Câmara dos Deputados a proposta que reduz os gastos com os legislativos municipais. Aprovada também no Senado, a proposta foi apresentada, tecnicamente, por César Borges, por ter proposto a sua tramitação separada da PEC 20, da qual foi o relator. Esta PEC trata da redefinição orçamentária do Poder Legislativo municipal, através da redução dos repasses das câmaras. Ela foi destacada da original para melhor estudo pelo Senado.
Fonte: Blog do Senador

Paróquia Inicia festejos com grande carreata




A Igreja católica Iniciou hoje as atividades que marca o inicio dos festejos em honra e louvor a Nossa Senhora da Boa Nova, o inicio foi hoje às 5h da manhã com uma grande carreata pelas ruas da cidade.



A carreata que tem por objetivo alertar a população com relação ao inicio dos festejos, onde teremos nove noites que contará com a participação de muitos fieis e de padres de outros municípios, teve a participação ativa da maioria dos católicos de Boa Nova e do Prefeito do Município Toinho, Secretários Municipais e diversas autoridades.


Este ano temos como tema Central da Festa: Dizimo Expressão forte de Comunidade.


A festa tem a organização pelo Pe. Fabio, Pe. Cosme, Pastorais e Movimentos.

29 de ago. de 2009

Boa Nova vai comemorar padroeira com uma grande Festa


O município de Boa Nova, na região Sudoeste do Estado, promoverá uma grande festa de largo, no inicio de setembro, em louvor à sua padroeira.


A Festa de Nossa Senhora da Boa Nova acontecerá na Praça da bandeira, nos dias 04, 05, 06, 07 e 08 de setembro com uma vasta programação.



O evento tem a organização da Prefeitura Municipal de Boa Nova, contando com o apoio da Câmara de Vereadores e do comércio local.

Para a festa, uma das mais tradicionais da região, vários grupos nacionais e regionais já foram contratados.



Segundo o organizador do evento, prefeito Antônio Ferreira Oliveira Filho, a Festa está sendo aguardada com muita expectativa.


Além da tradição, as atrações contratadas para este ano também tem aumentado o interesse de todos na cidade e região.

A Administraçao Municipal, aguarda todos de braços abertos para comemorar junto com toda a população.

Programação:

Dia 04: Bandas Vera Cruz e Imortal;
Dia 05: Edigar Mão Branca, Flor de Cactus, Banda Abadabá e Esquema 3;
Dia 06: Limão com Mel, Lordão, Chikabanda e Baculejo do Arrocha;
Dia 07: Serginho de Goiás & Diego, Baculejo do Arrocha, ROSE e Banda, e Chikabanda;
Dia 08: Banda Moikanos e Padre Valmir Neves.

PEC DOS VEREADORES

A proposta de Emenda à Constituição que aumenta o número de vereadores no País (PEC 336/09) foi aprovada nesta quinta-feira, dia 27 de agosto, na comissão especial que analisava o assunto. A proposta eleva a quantidade de vereadores dos atuais 51.748 para até 59.791. Foi aprovada também a PEC 379/09, que tramita apensada. Essa proposta reduz os gastos com os legislativos municipais. O percentual máximo das receitas tributárias e das transferências municipais para financiamento da Câmara de vereadores cai de 5% para 4,5% nas cidades com mais de 500 mil habitantes. Em 2008, a Câmara aprovou uma proposta que permitia o aumento do número de vereadores, mas reduzia os repasses para os legislativos municipais. O Senado fatiou em duas a PEC aprovada pelos deputados. A parte que permitia o aumento do número de vereadores tornou-se a PEC 336/09. E as regras que reduziam as despesas foram incluídas na PEC 379/09, mas com percentuais de gastos mais altos. O então presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), recusou-se a promulgar apenas a PEC 336/09, como queriam os senadores, sob a alegação de que eles romperam o equilíbrio do texto aprovado pelos deputados. A recusa levou o então presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, a entrar com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) exigindo a promulgação parcial da PEC 333. Em março deste ano, as novas mesas diretoras das duas Casas decidiram que os senadores vão analisar a parte que trata da limitação de gastos em outra proposta, para então remetê-la à Câmara. O Senado também desistiu do mandado de segurança no STF. A PEC ainda precisa ser votada pelo plenário em dois turnos.
Se aprovada a PEC, no Município de Boa Nova, serão contemplados dois ex – vereadores: Carlos de Jesus Pereira – PR e Maria de Lourdes Andrade Pinheiro – PV.

Conheca um pouco do trabalho da SEAGRI de Boa Nova.

Com o slogan agricultura forte, respeitando o Meio Ambiente e produzindo cidadania, A Secretaria Municipal de Agricultura e Expansão Econômica, sob a Coordenação da Sra. Zenaide Almeida, esposa do Ex – Prefeito de Boa Nova Adonias Rocha, vem realizando uma serie de atividades visando à permanência do homem no campo, com o apoio incondicional do Prefeito do Município o Ex Sr. Antonio Ferreira Oliveira Filho, esta sendo possível aliar o crescimento baseado na procura dos produtores rurais.
Mesmo com a atual situação financeira da Prefeitura Municipal, a administração vem apoiando todos os projetos da Secretaria, que segundo o Prefeito é a menina dos olhos verdes.

Desde janeiro já foram realizadas mais de 100 reuniões com as associações e com os órgãos que apóia a Agricultura em Boa Nova, assim esta sendo possível articular a geração de emprego e renda para o município.
Mais de 20 cursos de capacitações em parceria com o SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, nas mais diversas áreas de atuação rural.


A equipe da Secretaria esta assim organizada:

Zenaide Maria Santos de Almeida – Secretaria de Agricultura e Expansão Econômica
Manoel José Novaes Reis – Diretor de Agricultura e Articulador das Associações
Almir Nunes – Coordenador de Expansão Econômica
Manoel Vagner Primo Barreto – Técnico em Agropecuária
Elaine Leite – Digitadora
Eduardo Messeder – Digitador
Silvana Barbosa – Recepcionista
Deusa Muniz – Apoio

Contato:


Tel – Fax 77 3433 – 2233
seagribn@hotmail.com – Rua dos Bancários, 09 Centro Boa Nova – BA

Faculdade de Ciências Educacionais




FACE - Presente em Boa Nova desde 07 de setembro de 2007.

Ampliando seus horizontes!!!!

Câmara de Vereadores Aprova Moção de Aplausos pelo Aniversário da Cidade


Os Vereadores os Srs, Helio Coelho da Silva - PV, Eronildes Machado Meira - PTB, Laudionor Xavier Ribeiro - DEM e Valdivino Jorge Costa - PV, apresentou na sessão do dia 05 de agosto, a Moção de Aplausos, pela passagem do aniversario do Município de Boa Nova – BA.

Boa Nova,(que significa boa notícia) com o slogan de "Terra Amada", município do sudoeste baiano, com uma temperatura média de 24°C, com uma população de 16.007 habitantes, espalhados por uma área de 1.348 km², onde predomina a agricultura e a pecuária.

O primeiro nome de Boa Nova era Boca do Mato. O nome Boa Nova surgiu mais ou menos em 1860, quando, ao passar por essa região, certo frade que voltando de uma missão na vila de Vitória da Conquista se perdeu nas selvas, sendo socorrido por moradores da terra. Em recompensa o frade ofereceu aos meradores uma estampa de Nossa Senhora da Boa Nova, pedindo que construísse no local uma capela. O fazendeiro Antonio Coelho Sampaio, seu genro e um dos filhos João Gonçalves Costa, foi quem se encarregou disto. Foi seu primeiro vigário o Padre Exupério de Souza Gomes.

O município de Boa Nova está localizado no sudoeste da Bahia. Seu histórico é o seguinte: em 16 de setembro de 1878 o Distrito foi criado; em 17 de setembro de 1903 Boa Nova foi elevada a categoria de vila pela Lei Estadual nº 522, que criou também o município de mesmo nome; e, finalmente foi elevada a cidade pela Lei Estadual de 06 de agosto de 1921.


A região rica em rios, cachoeiras, grutas e uma variedade de vegetações e espécies animais. O gravatazeiro, uma ave endêmica da Mata de Cipó é encontrada nas matas da região.
Dentro os distritos que compõem o município, destaca-se o Valentim, pela tradicional feira livre dominical, situado na Zona da Mata, e no outro extremo o Penachinho, localizado na Zona da Caatinga.

O turista que visitar Boa Nova, além de conhecer uma região de rara beleza, será presenteado pela cultura das Pastorinhas, dos Terno de Reis, dos presépios, quando setembro chegar, participará do marco dos festejos da cidade, a Festa da Padroeira e também podera visitar o cruzeirão marco turístico da cidade.


É por este e outros motivos de conhecimento da nossa comunidade que propomos esta Moção de Aplausos, pela passagem do aniversario do município pela grande relevância que o mesmo representa junto a outros municípios por ele emancipados e por sua importância junto ao Estado da Bahia e ao nosso pais. manifestando o reconhecimento do Legislativo Municipal e solicitando-lhes que sejam os portadores de nossas homenagens a toda população do município de Boa Nova e respectivamente a população do Brasil.

A CONSTRUÇÃO DA FESTA DE NOSSA SENHORA

A CONSTRUÇÃO DA FESTA

Segundo a tradição a devoção e a festa à Nossa Senhora da Boa Nova tem sua origem por causa de um fato acontecido quando Boa Nova ainda era conhecida como "Boca da Mata": ao passar pela região de Boca da Mata, certo frade que voltando de uma missão na Vila de Vitória (da Conquista), se perdera nas imediações e, após alguns dias, fora encontrado por habitantes da região. Como forma de agradecimento, o frade ofereceu aos moradores uma estampa de Nossa Senhora, pedindo que se construísse no local uma capela.

A capela foi edificada por volta de 1865 e a imagem da estampa ficou conhecida como Nossa Senhora da Boa Nova ( o nome "Boa Nova" foi colocado por ser uma boa notícia o resgate do frade )

De acordo com o Livro de Tombo da Igreja de Boa Nova, uma "portaria do Reverendíssimo D. Jerônimo Thomé da Silva, Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, datada de 15 de dezembro de 1919, autoriza a criação da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Nova, com sede no povoado de mesmo nome".

Nessa mesma portaria, o Arcebispo da Bahia fala a respeito da Festa de Nossa Senhora da Boa Nova: "Titular da nova paróquia, a festa deve ser feita todos os anos, no dia 08 (oito) de setembro ou no primeiro domingo depois do dia 08 de setembro, quando esse dia não cair em dia de domingo, com a devida solenidade e com verdadeiro espírito de devoção cristã".

Um pouco sobre o Município de Boa Nova


Município de Boa Nova

O município de Boa Nova está localizado no sudoeste da Bahia. Seu histórico é o seguinte: em 16 de setembro de 1878 o Distrito foi criado; em 17 de setembro de 1903 Boa Nova foi elevada a categoria de vila pela Lei Estadual nº 522, que criou também o município de mesmo nome; e, finalmente foi elevada a cidade pela Lei Estadual de 06 de agosto de 1921.

O município de Boa Nova abrange uma área de 800 Km². Limita-se com os municípios de Manoel Vitorino e Jequié ao norte; Poções e Bom Jesus da Serra ao sul; Dário Meira ao leste; e Mirante ao oeste.

Boa Nova conta com uma população de aproximadamente 16.007 (dezesseis mil e sete) habitantes na região.

Boa Nova - Terra Amada.

Minha foto
BOA NOVA, BA, Brazil
Obrigada pela sua valiosa visita ao blog