29 de ago. de 2009

A CONSTRUÇÃO DA FESTA DE NOSSA SENHORA

A CONSTRUÇÃO DA FESTA

Segundo a tradição a devoção e a festa à Nossa Senhora da Boa Nova tem sua origem por causa de um fato acontecido quando Boa Nova ainda era conhecida como "Boca da Mata": ao passar pela região de Boca da Mata, certo frade que voltando de uma missão na Vila de Vitória (da Conquista), se perdera nas imediações e, após alguns dias, fora encontrado por habitantes da região. Como forma de agradecimento, o frade ofereceu aos moradores uma estampa de Nossa Senhora, pedindo que se construísse no local uma capela.

A capela foi edificada por volta de 1865 e a imagem da estampa ficou conhecida como Nossa Senhora da Boa Nova ( o nome "Boa Nova" foi colocado por ser uma boa notícia o resgate do frade )

De acordo com o Livro de Tombo da Igreja de Boa Nova, uma "portaria do Reverendíssimo D. Jerônimo Thomé da Silva, Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, datada de 15 de dezembro de 1919, autoriza a criação da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Nova, com sede no povoado de mesmo nome".

Nessa mesma portaria, o Arcebispo da Bahia fala a respeito da Festa de Nossa Senhora da Boa Nova: "Titular da nova paróquia, a festa deve ser feita todos os anos, no dia 08 (oito) de setembro ou no primeiro domingo depois do dia 08 de setembro, quando esse dia não cair em dia de domingo, com a devida solenidade e com verdadeiro espírito de devoção cristã".

Um comentário:

  1. MEU NOME E RUI MORO EM PERUIBE SP ESTOU A PROCURA DE ILMARA QUE E FILHA DE DONA MARIA IRMA DA ILCA MORA NA RUA DA IGREJA MATRIZ EM BOA NOVA SE VC PUDER ME AJUDA O MEU EMAIL E ruicaroficina@terra.com.br ou me add no meu msn ruicastrocar@hotmail.com por favor mandem resaposta

    ResponderExcluir

Ola! Obrigada pela sua visita.

Boa Nova - Terra Amada.

Minha foto
BOA NOVA, BA, Brazil
Obrigada pela sua valiosa visita ao blog