29 de ago. de 2009

Câmara de Vereadores Aprova Moção de Aplausos pelo Aniversário da Cidade


Os Vereadores os Srs, Helio Coelho da Silva - PV, Eronildes Machado Meira - PTB, Laudionor Xavier Ribeiro - DEM e Valdivino Jorge Costa - PV, apresentou na sessão do dia 05 de agosto, a Moção de Aplausos, pela passagem do aniversario do Município de Boa Nova – BA.

Boa Nova,(que significa boa notícia) com o slogan de "Terra Amada", município do sudoeste baiano, com uma temperatura média de 24°C, com uma população de 16.007 habitantes, espalhados por uma área de 1.348 km², onde predomina a agricultura e a pecuária.

O primeiro nome de Boa Nova era Boca do Mato. O nome Boa Nova surgiu mais ou menos em 1860, quando, ao passar por essa região, certo frade que voltando de uma missão na vila de Vitória da Conquista se perdeu nas selvas, sendo socorrido por moradores da terra. Em recompensa o frade ofereceu aos meradores uma estampa de Nossa Senhora da Boa Nova, pedindo que construísse no local uma capela. O fazendeiro Antonio Coelho Sampaio, seu genro e um dos filhos João Gonçalves Costa, foi quem se encarregou disto. Foi seu primeiro vigário o Padre Exupério de Souza Gomes.

O município de Boa Nova está localizado no sudoeste da Bahia. Seu histórico é o seguinte: em 16 de setembro de 1878 o Distrito foi criado; em 17 de setembro de 1903 Boa Nova foi elevada a categoria de vila pela Lei Estadual nº 522, que criou também o município de mesmo nome; e, finalmente foi elevada a cidade pela Lei Estadual de 06 de agosto de 1921.


A região rica em rios, cachoeiras, grutas e uma variedade de vegetações e espécies animais. O gravatazeiro, uma ave endêmica da Mata de Cipó é encontrada nas matas da região.
Dentro os distritos que compõem o município, destaca-se o Valentim, pela tradicional feira livre dominical, situado na Zona da Mata, e no outro extremo o Penachinho, localizado na Zona da Caatinga.

O turista que visitar Boa Nova, além de conhecer uma região de rara beleza, será presenteado pela cultura das Pastorinhas, dos Terno de Reis, dos presépios, quando setembro chegar, participará do marco dos festejos da cidade, a Festa da Padroeira e também podera visitar o cruzeirão marco turístico da cidade.


É por este e outros motivos de conhecimento da nossa comunidade que propomos esta Moção de Aplausos, pela passagem do aniversario do município pela grande relevância que o mesmo representa junto a outros municípios por ele emancipados e por sua importância junto ao Estado da Bahia e ao nosso pais. manifestando o reconhecimento do Legislativo Municipal e solicitando-lhes que sejam os portadores de nossas homenagens a toda população do município de Boa Nova e respectivamente a população do Brasil.

Um comentário:

  1. Qualquer notícia sobre Boa Nova é sempre emocionante para mim. Foi a primeira cidade que visitei com apenas oito dias de idade. Fui batizado em Boa Nova no dia 2 de maio de 1943. Os nomes relacionados com sua história são nomes familiares para mim, Coelho, Sampaio, Luz, Pereira, Oliveira, são todos nomes da minha parentela. Depois do dia em que fui batizado, fiquei muito tempo sem ir a Boa Nova, mas nos últimos tempos a tenho visitado algumas vezes, e meu amor por ela cada vez aumenta mais. Adriano Pereira de Oliveira, Tapiraí, SP. www.boanova.zzn.com www.trobasdoadriano.blogspot.com

    ResponderExcluir

Ola! Obrigada pela sua visita.

Boa Nova - Terra Amada.

Minha foto
BOA NOVA, BA, Brazil
Obrigada pela sua valiosa visita ao blog