29 de abr. de 2011

DILMA FAZ APELO PARA QUE GRÁVIDAS E CRIANÇAS SE VACINEM CONTRA A GRIPE

 
No dia em que começa a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, o primeiro compromisso da presidenta Dilma Rousseff foi se imunizar contra a doença no posto de saúde do Palácio do Planalto. A presidenta lembrou que este ano as crianças maiores de 6 meses e menores de 2 anos e as grávidas foram incluídas na campanha e fez um apelo para que as mães não deixem de vacinar seu filhos. “Faço um apelo para as mães de crianças dentro da faixa etária da campanha e também para as grávidas que não deixem de receber a dose da vacina." A campanha tem a meta de vacinar 30 milhões de pessoas e, segundo a presidenta, não irá faltar doses para imunizar esse total de pessoas previsto pelo Ministério da Saúde. Dilma contou que a aplicação foi rápida e sem dor.
 
 Além de idosos e indígenas, também devem receber a dose gestantes, crianças maiores de 6 meses e menores de 2 anos e profissionais de saúde. Este ano, a campanha vai imunizar também os grupos contra a influenza A (H1N1) – gripe suína.
 
A vacinação vai até 13 de maio e será feita em uma única dose para todos os grupos, com exceção das crianças até 2 anos, que receberão duas aplicações em um intervalo de 30 dias. A orientação é que quem tem alergia a ovo não receba a vacina.
 
Pessoas com deficiência na produção de anticorpos, por problemas genéticos, imunodeficiência ou terapia imunossupressora, também devem consultar um médico antes de tomar a dose. As informações são da Agência Brasil.

27 de abr. de 2011

Plantio de Mudas no Loteamento Adonias Rocha

Por: Manoel José Novaes Reis


No dia 05 de abril de 2011, no Loteamento Adonias Rocha, aconteceu uma grande mobilização da Diretoria de Meio Ambiente e o Conselho Municipal de Meio Ambiente, e Recursos Hídricos, com o objetivo de realizar o plantio de mudas, a qual foram plantados 50 mudas de plantas sibipiruna, pata –de vaca e castanha do Pará.

De acordo com a Diretora Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, a Sra. Silvia Helena Quirino, a proposta é conscientizar a população sobre a importância de arborizar a cidade. “Precisamos estimular o plantio de mudas e esse programa Municipal irá continuar todos os meses, com a participação de toda a população do município e o mesmo é de fundamental importância para a conscientização da população”, destaca.

Visita ao Parque Nacional de Boa Nova


POR: Manoel José Novaes Reis

A Diretoria de Meio Ambiente junto com o Biólogo da Save Brasil Edson Ribeiro e o COMMARH Conselho Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos realizaram uma visita a área do Parque Nacional de Boa Nova.
No dia 22 de fevereiro de 2011, na área do Parque Nacional de Boa Nova, região da Farofa, aconteceu uma visita com a Diretoria de Meio Ambiente e o COMMARH, Conselho Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, com o objetivo de uma aula sobre a diversidade de cada bioma, segundo a Diretora de meio Ambiente a Sra. Silvia Helena, a visita foi muito importante uma vez que o Conselho Municipal se fez presente e tomou ciência de assuntos pertinentes.

Boa Nova, comemorou o dia Mundial da Água.

Por: Manoel José Novaes Reis

22 de março foi um dia importante, para o Município de Boa Nova, pois, A Diretoria de Meio Ambiente, em parceria com o Conselho de Meio Ambiente e a UESB, realizaram uma serie de palestras nas Escolas Municipais de Boa Nova, com o objetivo de comemorar o dia mundial da água, e conscientizar ao publico estudantil sobre a importância da mesma.


Durante as palestras que contou com a participação dos Profissionais e estudantes das escolas Municipais Florêncio Argolo e Valdick Coqueiro e Edivaldo Machado Boaventura.

25 de abr. de 2011

Boa Nova, Campanha de Vacinação inicia com carreata.


POR: Manoel José Novaes Reis

Neste ano, a campanha nacional de vacinação contra a gripe, que começa segunda-feira (25), tem como meta a imunização de 23,8 milhões de pessoas. A partir deste ano, além de idosos e indígenas, crianças entre 6 meses e 2 anos de idade, grávidas e profissionais de saúde também serão vacinados.

No município de Boa Nova, A Secretaria de Saúde, e a Vigilância Epidemiológica, realiza uma carreata no dia 26 de abril, ás 10h da manha, com o objetivo de mobilizar a comunidade boa-novense, com relação à importância da vacinação.

A vacina protege contra os três vírus que mais circulam no Hemisfério Sul, inclusive o da influenza A (H1N1) – gripe suína.

No caso das crianças, a vacina é aplicada em duas etapas. Na primeira vez, é aplicada meia dose. No mês seguinte, os pais devem voltar ao posto de saúde para que seja aplicada mais meia dose na criança.

A vacina é contraindicada para quem tem alergia a ovo. Quem apresenta deficiência na produção de anticorpos, deve consultar antes um médico.

Estudos indicam que a vacina contra gripe reduz em até 45% as internações por pneumonia na população com mais de 60 anos de idade.

O Ministério da Saúde distribuiu 33 milhões de doses para estados e municípios, a maior parte para a Região Sudeste, 14,3 milhões.

No dia 30 de abril, um sábado, será o dia nacional de mobilização quando os 65 mil postos de saúde do país ficarão abertos durante todo o dia para vacinar a população. A campanha segue até o dia 13 de maio.

18 de abr. de 2011

MéDICO QUE ABUSOU 37 MULHERES FOGE DO PAíS

Em liberdade provisória devido a um habeas corpus para responder o processo em liberdade, concedido pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, o médico Roger Abdelmassih, 67, teria ido parar no Líbano. Ele está foragido há 4 meses, e a polícia, em investigação, acredita que Abdelmassih usou a fronteira com o Paraguai, foi para o Uruguai, onde teria conseguido um passaporte falso para embarcar rumo ao Líbano – ele tem origens libanesas. Como o país árabe não tem tratado de extradição com o Brasil, a prisão do médico torna-se um assunto diplomático delicado, já que, mesmo que venha a ser preso pela Interpol, o Líbano pode negar a entrega do foragido brasileiro. Em 2010, Abdelmassih foi condenado a 278 anos de prisão por ter estuprado ou violentado 37 mulheres entre 1995 e 2008. Informações da Folha de S. Paulo.

15 de abr. de 2011

SEMINARIO TEMATICO EM LIBRAS DO IESTE SUDOESTE-BA EM BOM JESUS DA SERRA - BA



O IESTE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SOCIAL E TECNOLOGICO LTDA, PARCEIROS DAS MAIORES FACULDADES DA BAHIA, REALIZA NO DIA 15 DE MAIO DE 2011, A PARTIR DAS 8H DA MANHÃ O SEMINÁRIO TEMATICO EM LIBRAS.



O EVENTO ACONTECERÁ NO MUNICÍPIO DE BOM JESUS DA SERRA, E REUNIRÁ OS GRADUANDOS DAS UNIDADES DE BOA NOVA, MIRANTE E BOM JESUS DA SERRA, COM CERTIFICAÇÃO DE CARGA HORARIA EXTRA CURRICULAR DE 20H.



O MINISTRANTE SERÁ O PROF. CARLOS.



MAIORES INFORMAÇÕES COM JOSÉ NOVAES
077 9987 5546

Governo quer ampliar a implantação de projetos produtivos na Bahia


Com a missão de combater a pobreza rural em todos os 26 Territórios de Identidade da Bahia e aumentar a assistência técnica aos pequenos produtores rurais, o Governo Estadual, através da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), garantiu que vai ampliar ainda mais a implantação de projetos produtivos na zona rural. As informações foram dadas neste sábado (9), durante a abertura das plenárias do Plano Plurianual Participativo 2012-2015 (PPA-P 2012-2015), nos municípios de Itaberaba e Jequié, cidades em que a CAR e a Sedir já vêm trabalhando com seus escritórios regionais para combater a pobreza rural, no âmbito de programas como o Produzir e o Gente de Valor.


O chefe do escritório regional da CAR em Jequié, Roberto Amorim, informou que a empresa tem atualmente, no Território Médio Rio de Contas, uma série de projetos, como a implantação de sanitários residenciais e cisternas individuais para o homem do campo, além de sistemas de abastecimento de água através do convênio CAR/INCRA, em assentamentos. “Em Jequié, inclusive, conseguimos consolidar esses projetos com bastante habilidade. Somente em assentamentos rurais, concluímos quatro projetos de abastecimento de água”, disse.


Para Amorim, os projetos coordenados pela Sedir, por meio da CAR, dão maior qualidade de vida para os moradores dos assentamentos e garantem o melhor processamento de produtos vendidos nesses locais, a exemplo de frutas e mandioca. “É necessário água de qualidade para trabalhar com esses produtos. Atendemos em nosso escritório os territórios do Médio Rio de Contas e do Vale do Jiquiriçá. Em todos os dois, temos obras e conseguimos assessorar muito bem os projetos, porque as comunidades, responsáveis por conduzi-los no programa Produzir, possuem sólida organização”. De acordo com Amorim, a meta da CAR e da Sedir é garantir, cada vez mais, a implantação de projetos produtivos para que o homem do campo agregue valor ao seu produto. “Já temos atuado em quase toda a Bahia, com programas como o Produzir e o Gente de Valor, que são focados no combate à pobreza rural, com ampliação da oferta de água, ações que promovem a melhoria da saúde e muitos outros.


Nessa área de combate à pobreza, a Sedir e a CAR lideram e têm obtido reconhecido sucesso”, destacou. Entre os projetos produtivos, no Território Médio Rio de Contas, a Companhia conta com casas de farinha na comunidade do Rio do Peixe, no município de Nova Ibiá e outra unidade, localizada no assentamento Flor da Terra, no município de Jequié, que estão em pleno funcionamento e vêm agregando valor aos produtos oriundos da mandioca. O coordenador de política de Desenvolvimento Regional da Sedir, Eduardo Gomes, que esteve no município de Jequié representando o secretário Wilson Brito, disse que as ações do PPA participativo se ajustam às ações que a secretaria já vem desenvolvendo nos 26 Territórios de Identidade da Bahia. “Estamos com satisfação fazendo parte dessa comissão responsável pelas plenárias do PPA, junto com a Serin, a SEPLAN, e o apoio das demais secretarias. Temos certeza que programas como o Gente de Valor e o Produzir são o espelho dessa ação compartilhada e local. Por isso, queremos avançar para atender as comunidades nas obras que mais necessitam, investindo em obras e assistência técnica para o pequeno produtor rural”.

13 de abr. de 2011

PSD realiza primeiro evento político de caráter nacional


Ganha força o Partido Social Democrático (PSD), nova sigla idealizada pelo prefeito de São Paulo Gilberto Kassab. Presente nos quatro maiores colégios eleitorais do país, o PSD realiza hoje, em Brasília, o seu primeiro evento político com caráter nacional. Nas últimas semanas, o número de adesões cresceu em todo o país, em especial na Bahia. A expectativa, inclusive, é de presença maciça de grandes líderes do estado, entre eles o vice-governador Otto Alencar, nome certo para presidir a legenda no estado. Entre as novidades estão os ingressos do ex-deputado Clóvis Ferraz, recém-nomeado ao cargo de assessor da vice-governadoria da Bahia, e do prefeito de Brumado, Eduardo Vasconcelos (PSDB). Ferraz se reuniu com vereadores no último fim de semana para articular o lançamento do PSD em Vitória da Conquista. Estiveram presentes no encontro os edis Joel do Caminhão (PTN), Álvaro Pithon (DEM), Hermínio Oliveira (PDT), e os ex-vereadores Bibia (PDT) e José Willian (DEM). Leia mais na Tribuna.


Governo baiano deverá investir R$ 86 milhões em novo aeroporto de Conquista







A possibilidade de localização do novo aeroporto de Vitória da Conquista, na zona rural, próximo à BR-116 e a cerca de sete quilômetros do centro da cidade, foi apresentada pelo Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), em oficinas preparatórias para audiência pública, que fazem parte do processo de licenciamento ambiental conduzido pelo Instituto de Meio Ambiente do Estado (IMA).

Projeto do Governo da Bahia, via Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra), o novo aeroporto está orçado em R$ 86 milhões. A previsão é que a pista tenha mais de dois quilômetros de extensão, possibilitando pouso e decolagem de aviões de grande porte. As obras estão previstas para começar em novembro deste ano, e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) já concedeu autorização preliminar para construção no local proposto. Agora são avaliados os estudos de impactos ambientais e sociais nas áreas de influência direta e indireta do projeto, o que é feito pelo IMA, em harmonia com as comunidades locais.

Governo vai implantar 14 UPPs no interior da Bahia










O governo estadual irá instalar 14 Bases Comunitárias de Segurança-UPPs, em cidades do interior da Bahia. A previsão é que, até 2013, 34 bases sejam implantadas em todo o estado: 20 em Salvador e 14 no interior. Quatro bases ficarão em Feira de Santana. As bases serão fixadas em pontos estratégicos e vão abranger uma área de dois quilômetros quadrados.

Todas terão um tenente como comandante e um subtenente ou sargento no subcomando. Segundo a PM, a estratégia de ocupação das UPPs Baianas segue quatro ações: investigação, intervenção, ocupação e instalação. A implantação de Centros Digitais de Cidadania (CDC) para a população também estão sendo planejadas. Além de Feira de Santana, serão instaladas UPPs nas cidades de Camaçarí, Simões Filho, Lauro de Freitas, Ilhéus, Juazeiro, Vitória da Conquista, Porto Seguro, Barreiras, Paulo Afonso e Itabuna.

www.jequiereporter.com.br

HGPV realiza Seminário de Humanização do Nascimento














O Hospital Geral Prado Valadares em Jequié realizará na próxima quinta-feira 14, o 1º Seminário de Humanização do Nascimento, que busca a integração da atenção básica/hospitalar no cuidado a mulher no período gravídico-puerperal para redução da morbimortalidade materna e neonatal na microrregião.

A coordenadora de enfermagem da maternidade do HGPV, Claudia Tetê, informa que o público alvo do seminário são profissionais de saúde que assistem a mulher na atenção primária, secundária e terciária de saúde da microrregião de Jequié.

O evento contará com palestrantes da Secretaria Estadual de Saúde, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e do Hospital Geral Prado Valadares.

A abertura do evento está prevista para 14 horas no Auditório do HGPV.

Entre os temas que serão abordados destacam: o histórico da assistência obstétrica no Brasil e na Bahia; a atenção em planejamento familiar - evitando gravidez indesejada e abortamento provocado; acolher com dignidade a mulher no período gravídico/puerperal e atenção pré-natal.

Boa Nova - Terra Amada.

Minha foto
BOA NOVA, BA, Brazil
Obrigada pela sua valiosa visita ao blog