15 de abr. de 2011

Governo quer ampliar a implantação de projetos produtivos na Bahia


Com a missão de combater a pobreza rural em todos os 26 Territórios de Identidade da Bahia e aumentar a assistência técnica aos pequenos produtores rurais, o Governo Estadual, através da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), garantiu que vai ampliar ainda mais a implantação de projetos produtivos na zona rural. As informações foram dadas neste sábado (9), durante a abertura das plenárias do Plano Plurianual Participativo 2012-2015 (PPA-P 2012-2015), nos municípios de Itaberaba e Jequié, cidades em que a CAR e a Sedir já vêm trabalhando com seus escritórios regionais para combater a pobreza rural, no âmbito de programas como o Produzir e o Gente de Valor.


O chefe do escritório regional da CAR em Jequié, Roberto Amorim, informou que a empresa tem atualmente, no Território Médio Rio de Contas, uma série de projetos, como a implantação de sanitários residenciais e cisternas individuais para o homem do campo, além de sistemas de abastecimento de água através do convênio CAR/INCRA, em assentamentos. “Em Jequié, inclusive, conseguimos consolidar esses projetos com bastante habilidade. Somente em assentamentos rurais, concluímos quatro projetos de abastecimento de água”, disse.


Para Amorim, os projetos coordenados pela Sedir, por meio da CAR, dão maior qualidade de vida para os moradores dos assentamentos e garantem o melhor processamento de produtos vendidos nesses locais, a exemplo de frutas e mandioca. “É necessário água de qualidade para trabalhar com esses produtos. Atendemos em nosso escritório os territórios do Médio Rio de Contas e do Vale do Jiquiriçá. Em todos os dois, temos obras e conseguimos assessorar muito bem os projetos, porque as comunidades, responsáveis por conduzi-los no programa Produzir, possuem sólida organização”. De acordo com Amorim, a meta da CAR e da Sedir é garantir, cada vez mais, a implantação de projetos produtivos para que o homem do campo agregue valor ao seu produto. “Já temos atuado em quase toda a Bahia, com programas como o Produzir e o Gente de Valor, que são focados no combate à pobreza rural, com ampliação da oferta de água, ações que promovem a melhoria da saúde e muitos outros.


Nessa área de combate à pobreza, a Sedir e a CAR lideram e têm obtido reconhecido sucesso”, destacou. Entre os projetos produtivos, no Território Médio Rio de Contas, a Companhia conta com casas de farinha na comunidade do Rio do Peixe, no município de Nova Ibiá e outra unidade, localizada no assentamento Flor da Terra, no município de Jequié, que estão em pleno funcionamento e vêm agregando valor aos produtos oriundos da mandioca. O coordenador de política de Desenvolvimento Regional da Sedir, Eduardo Gomes, que esteve no município de Jequié representando o secretário Wilson Brito, disse que as ações do PPA participativo se ajustam às ações que a secretaria já vem desenvolvendo nos 26 Territórios de Identidade da Bahia. “Estamos com satisfação fazendo parte dessa comissão responsável pelas plenárias do PPA, junto com a Serin, a SEPLAN, e o apoio das demais secretarias. Temos certeza que programas como o Gente de Valor e o Produzir são o espelho dessa ação compartilhada e local. Por isso, queremos avançar para atender as comunidades nas obras que mais necessitam, investindo em obras e assistência técnica para o pequeno produtor rural”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ola! Obrigada pela sua visita.

Boa Nova - Terra Amada.

Minha foto
BOA NOVA, BA, Brazil
Obrigada pela sua valiosa visita ao blog